TÉCNICO EM MECATRÔNICA

O Técnico em Mecatrônica tem como objetivo participação de projetos e desenvolvimentos de equipamentos, que utilizem microprocessadores e sistemas de controle, ou ainda, equipamentos mecânicos controlados por computadores.

Dentre as inúmeras habilidades e competências que o Técnico em Mecatrônica terá adquirido, ao concluir o curso, pode-se relacionar:

    • Modernização de equipamentos convencionais de produção, instalação e manutenção, utilizando- se de novas tecnologias e recursos de informática;
    • Coordenação e desenvolvimento de equipes de trabalho para atuarem em instalação, produção e na manutenção, aplicando técnicas de gestão administrativa e de pessoas;
    • Aplicação de normas técnicas de qualidade, saúde e segurança do trabalho, em processos industriais;
    • Conhecimento para execução de projetos de produtos, ferramentas, máquinas e equipamentos, utilizando técnicas de desenho e fundamentos matemáticos.

Nos últimos anos, o desenvolvimento da microeletrônica vem oferecendo novas oportunidades de automação de processos, provocando alterações nas formas organizacionais da produção e da mão de obra. A globalização obrigou que a indústria nacional, em busca de maior competitividade interna e externa, direcionasse investimentos para substituição e/ou atualização de equipamentos convencionais por equipamentos totalmente automatizados.

O perfeito entendimento desses sistemas exige um técnico de formação multidisciplinar com sólidos conhecimentos básicos de mecânica, eletroeletrônica e computação. Segundo pesquisas e informações dos meios de comunicação, o Estado de São Paulo lidera os investimentos nesse setor necessitando, portanto, de técnicos com boa formação escolar e profissional. Também, a implantação de novas empresas nesta região, justifica a oferta deste curso como forma de atendimento às necessidades locais.