CURSOS FIC - FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA

Formação Inicial e Continuada (FIC)
(ou Qualificação Profissional).

Focados nas necessidades do mercado de trabalho brasileiro, os cursos de Formação Inicial e Continuada desenvolvem as competências necessárias para o aluno ter uma ocupação, possibilitando uma rápida entrada no mercado de trabalho, ou ajudam profissionais que já estão no mercado a atualizar seus conhecimentos, podendo assim atender as exigências das empresas contratantes e conseguir um salário maior.
(Fonte: https://www.guiadacarreira.com.br/carreira/o-que-e-formacao-continuada/)

A Formação Inicial e ContinuadaFIC (ou Qualificação Profissional) é um processo de ensino e aprendizagem voltado à formação de trabalhadores para sua inserção ou reinserção no mundo do trabalho e para a elevação de escolaridade.

Os cursos FIC têm como finalidade a inserção produtiva e exitosa de trabalhadores, independente do nível de escolaridade, no mundo do conhecimento e do trabalho. Visam promover a formação inicial e continuada técnica, tecnológica e científica, em atendimento às demandas de mercado e setores produtivos, em consonância com a realidade local, regional e nacional.

Fonte: Regulamento dos Cursos de Formação Inicial e Continuada – FIC/IFRO

Certificados

A conclusão dos cursos de formação inicial e continuada (FIC) ou qualificação profissional dá direito a um certificado que confere ao seu titular a comprovação do desenvolvimento de saberes associados a determinada função laboral.

A instituição que oferta o curso é responsável pela emissão dos certificados, que servem como prova da formação recebida pelo seu titular.

Uma série de leis e decretos definiram as denominações dos cursos de FIC ou qualificação profissional ao longo dos anos. Conheça a história das duas vigentes

A expressão “Qualificação Profissional” é utilizada no mundo todo para caracterizar o preparo para o trabalho, tanto nos níveis iniciais de sua formação, quanto em níveis mais elevados da hierarquia ocupacional.

No Brasil, o texto vigente da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) define o nível básico da educação profissional e tecnológica como “formação inicial e continuada ou qualificação profissional”.

Tal nomenclatura foi definida em 2008, pela Lei nº 11.741/2008, que alterou o texto da LDB e incluiu no Art. 39 essa denominação.

Decretos regulamentando a lei, no entanto, utilizaram outras denominações ao longo dos últimos anos.

Em 2004, quando foram realizadas as discussões para a definição do Decreto nº 5.154/2004, que regulamenta os artigos associados a educação profissional e tecnológica (EPT) na LDB, existiram debates para dividir a nomenclatura, separando a  qualificação profissional vinculada a itinerários formativos ofertados pelos sistemas de ensino dos cursos especiais, de livre oferta, destinados à formação inicial e continuada (FIC) de trabalhadores.

Com isso, a ideia também era diferenciar os cursos livres daqueles construídos a partir do currículo de formação dos cursos técnicos (qualificação profissional técnica de nível médio) e dos cursos superiores de tecnologia (qualificação profissional tecnológica de nível superior). Para os demais, foi criada a expressão formação inicial e continuada. Apesar dos debates, no Decreto nº 5.154/2004, o nível básico da EPT acabou assumindo o nome de “formação inicial e continuada de trabalhadores”.

Em 2014, o Decreto nº 8.268, regulamentando novos dispositivos inseridos na LDB pela Lei nº 11.741/2008, alterou a redação do Decreto nº 5.154/2004, mudando a denominação dos cursos do primeiro nível da EPT para “qualificação profissional, inclusive formação inicial e continuada de trabalhadores”.

Com isso, duas nomenclaturas passaram a coexistir:

• a da LDB: “formação inicial e continuada ou qualificação profissional”;
    • a do decreto nº 5.154/2004:  “qualificação profissional, inclusive formação inicial e continuada de trabalhadores.”

Respeitando a hierarquia legal, a Setec/MEC utiliza o termo que consta na LDB.

RUA JOSÉ DIAS DE CASTRO,410
VILA SÃO JOSÉ - VÁRZEA PAULISTA/SP