OBJETIVOS DO ESTABELECIMENTO

           A Escola tem por objetivo:

           - O pleno desenvolvimento do aluno, seu preparo para o exercício consciente da cidadania, experimentando, fazendo descobertas e interagindo com o meio
             em que vive;
           - Despertar a compreensão do aluno quanto ao ambiente em que vive, o sistema político, a tecnologia, a arte e os valores em que se fundamenta a
             sociedade;
           - Desenvolver a autoconfiança, o respeito à liberdade e o apreço à tolerância;
           - Promover o fortalecimento de vínculos familiares, laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social.

OBJETIVOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

           A Escola, através dos objetivos previstos para o Ensino Fundamental, oportuniza ao aluno condições que favoreçam:
           - O desenvolvimento de conhecimentos que possibilitem a formação de uma estrutura básica de saber que permita o prosseguimento de estudos posteriores;
           - O desenvolvimento da capacidade de aprender, através do pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo, tendo em vista a aquisição de conhecimentos,
              habilidades e formação de atitudes e valores;
           - O desenvolvimento do pensamento lógico e a vivência do método científico;
           - A valorização da experiência extra-escolar;
           - A vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais.
Escola de Ensino Fundamental Santos Dumont
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A CRIANÇA E O CONTEÚDO ESCOLAR

           Quando ingressa na escola, a criança traz consigo uma série experiências vividas no âmbito familiar e social e com base nelas elabora sua história, com hipóteses sobre o mundo e suas relações. Na vida cotidiana, a criança está em contato direto com o saber, percebe letras, frases, números, valores e etc, tanto nos meios de comunicação externos quanto dentro de casa, através da televisão, livros ou revistas. Algumas atividades, quando repetidas no ambiente escolar, fazem com que a criança reconheça o que muitas vezes já percebe fora deste ambiente, porém de maneira pedagógica e dentro dos conteúdos disciplinares exigidos por lei.





           O projeto político-pedagógico da Escola Santos Dumont enuncia a associação entre tradição e contemporaneidade no campo pedagógico.

           Os estudos são desenvolvidos com base num diferencial teórico que prioriza a descoberta, a construção e a significação da aprendizagem.

           A finalidade é de contribuir na formação de pessoas participantes, criativas e atuantes, enquanto agentes de transformação social, por meio do desenvolvimen-to das capacidades potenciais, promovendo o fortalecimento de vínculos familiares, laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social, qualificando para a leitura e a autoria de um novo mundo.


FILOSOFIA DA ESCOLA

           A Escola, mantendo a Educação Infantil e Ensino Fundamental, tem como filosofia: "Respeitar a personalidade e promover o desenvolvimento integral do aluno como ser humano, oportunizando a sua integração com o meio onde está inserido".


FINALIDADE DA ESCOLA

           A Escola tem por fim ministrar a Educação Infantil e o Ensino Fundamental, de acordo com a legislação vigente, oportunizando conhecimento e sociabilização dos seus alunos.



OBJETIVOS DO ESTABELECIMENTO

            A Escola tem por objetivo:

* O pleno desenvolvimento do aluno, seu preparo para o exercício consciente da cidadania, experimentando, fazendo descobertas e interagindo com o meio em que vive;

* Despertar a compreensão do aluno quanto ao ambiente em que vive, o sistema político, a tecnologia, a arte e os valores em que se fundamenta a sociedade; * *

* Desenvolver a autoconfiança, o respeito à liberdade e o apreço à tolerância; Promover o fortalecimento de vínculos familiares, laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social.

OBJETIVOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

* A Escola, através dos objetivos previstos para o Ensino Fundamental, oportuniza ao aluno condições que favoreçam:
* O desenvolvimento de conhecimentos que possibilitem a formação de uma estrutura básica de saber que permita o prosseguimento de estudos posteriores;
* O desenvolvimento da capacidade de aprender, através do pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo, tendo em vista a aquisição de conhecimentos,
   habilidades e formação de atitudes e valores;
* O desenvolvimento do pensamento lógico e a vivência do método científico;
* A valorização da experiência extra-escolar;
* A vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais.






DIREÇÃO:

            A Direção é constituída pelo Diretor, assessorado pelo Serviço de Apoio Administrativo e Pedagógico.

DIRETOR:

            - O Diretor representa legalmente a Escola e tem a seu cargo a administração do estabelecimento, dirigindo e supervisionando todas as atividades realizadas no mesmo.
            - O provimento do cargo de Diretor dá-se por indicação da Entidade Mantenedora.
            - As atribuições do Diretor estão descritas no Plano Global da Escola.

SERVIÇO DE APOIO ADMINISTRATIVO

            - O Serviço de Apoio Administrativo destina-se a prover a Escola de infra-estrutura necessária para seu funcionamento, constituído pelo serviço de Secretaria,               de Pessoal, de Material e Serviços Gerais.
            - O Serviço de Secretaria processa a escrituração e o arquivo dos dados referentes à vida escolar do aluno e da Escola.
            - O Serviço de Pessoal visa o registro da vida funcional de professores e funcionários da Escola.
            - O Serviço de Material responsabiliza-se pelo controle dos recursos materiais utilizados na Escola.
            - Os Serviços Gerais compreendem a conservação, limpeza, vigilância, visando a boa aparência da Escola, num ambiente higiênico e saudável e ainda a guarda               do patrimônio escolar.
            - As atribuições dos responsáveis pelo serviço estão disciplinadas no Plano Global da Escola.

SERVIÇO DE APOIO PEDAGÓGICO

            -  O Serviço de Apoio Pedagógico, destinado a assessorar a Direção, visa assegurar a unidade de ação pedagógica frente à filosofia e aos objetivos propostos.

            - O Serviço de Apoio Pedagógico compreende o Serviço de Coordenação Pedagógica, o Serviço de Orientação Educacional e organismos de caráter             pedagógico.

SERVIÇO DE COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA

            O Serviço de Coordenação Pedagógica está sob a responsabilidade de um Supervisor escolar, devidamente habilitado e escolhido pelo Diretor.

            São atribuições do responsável pelo Serviço de Coordenação Pedagógica:

            - Participar da elaboração do Plano Global da Escola, assumindo a coordenação dos trabalhos;
            - Assegurar a unidade da ação pedagógica com vistas à consecução dos objetivos propostos;
            - Exercer atividades permanentes de diagnóstico, acompanhamento, controle e avaliação do processo ensino-aprendizagem;
            - Planejar e assegurar as atividades do corpo docente, em questões de currículos, métodos, técnicas e integração entre os conteúdos específicos;
            - Elaborar o calendário escolar anual, com a participação e colaboração da Direção, do Serviço de Orientação, do corpo docente e dos responsáveis por outros               organismos pedagógicos;
            - Orientar o preenchimento dos diários de classe;
            - Participar da distribuição da carga horária, da previsão de recursos didáticos, da definição de programas e de experiências de aprendizagem;
            - Proceder a avaliação interna dos serviços;
            - Participar da avaliação global da Escola;
            - Analisar o histórico escolar dos alunos admitidos por transferência, programando, se necessário, adaptações e aproveitamento de estudos.

SERVIÇO DE ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL

            O Serviço de Orientação Educacional é coordenado por um Orientador Educacional, devidamente habilitado e escolhido pelo Diretor.

            Compete ao Serviço de Orientação Educacional:

            - Planejar, executar e avaliar o trabalho da orientação educacional em consonância com o Plano Global da Escola;
            - Emitir parecer sobre matéria referente à orientação educacional;
            - Participar do processo de avaliação e recuperação dos alunos;
            - Assistir os professores de turmas;
            - Promover reuniões sistemáticas com grupos de professores e alunos;
            - Participar do processo de integração Escola/Família/Comunidade;
            - Participar da avaliação global da Escola.

METODOLOGIA DE ENSINO

            A Escola, através do ensino direto desencadeia atividades didático-pedagógicas de ensino-aprendizagem, enfatizando experiências, pesquisa e análise para a solução de problemas. Parte da realidade do aluno e oportuniza a descoberta e construção do seu conhecimento.

            A Escola inclui atividades que favoreçam o desenvolvimento de habilidades mentais, sistematização de conhecimentos e formação de hábitos. Oportuniza o pensamento crítico, atividades desafiadoras e integração Escola/Família/Comunidade.
Escola de Ensino Fundamental Santos Dumont
SOE
escolasantosdumont@gmail.com